09/06/2015

Fazer a Barba - As Lesões (Parte 1)


Não há nada pior do que um barbear sofrido e doloroso. Quer dizer, excepto talvez o resultado desse barbear sofrido - pêlos encravados, pele irritada, abrasada e cortes na face. AUCH!!



Só de pensar nisso até me arrepio. Essas são com certeza algumas das razões porque alguns homens pararam de se barbear e deixaram crescer a barba. A ironia disto tudo é que realmente não existe razão para alguém sofrer alguma destas lesões.
Se usares as ferramentas certas, produtos e as técnicas correctas, o teu barbear será suave e "super rente", ficarás livre de dor ou qualquer lesão que te possas auto infligir.


Se estás a lidar com lesões na tua face neste momento então precisas mesmo de ler este artigo para pores um fim a isso. Existem basicamente três tipos de lesões ao fazer a barba: pêlos encravados, borbulhas (irritação) e cortes na cara. 


O que são pêlos encravados?

Um pêlo encravado é criado quando ou um pêlo é puxado de volta para a pele quando nos barbeamos ou quando de alguma maneira ele não consegue sair da pele. Por vezes o pêlo também "encaracola" e reentra no mesmo folículo.
Nos dois casos, a reacção natural do corpo é tratar o pêlo "intruso" como um corpo estranho. E quando qualquer matéria "estrangeira" penetra na pele, esta inflama e infecta. Pensem no exemplo de quando temos uma farpa no dedo, a reacção é a mesma.

Os pêlos encravados também podem ocorrer quando a pele está muito seca, facto esse que faz com que a própria pele actue como uma barreira ao crescimento do pêlo ficando este preso no próprio folículo e continue a crescer por debaixo da pele. O sebo, o óleo de secreção natural da pele produzido nas glândulas sebáceas, começa a acumular no poro mais perto e rodeia o pêlo interno, formando uma espécie de borbulha infectada não visivel.
Se o pêlo não sair para fora em poucos dias, acumulação de sebo causa uma espécie de quisto no foliculo que prende o pêlo ainda mais, ancorando-o na pele.





Quem fica com pêlos encravados?

Basicamente, todos os tipos de pele são susceptíveis a isso, no entanto certos homens estão mais predispostos que outros: homens com pêlo encaracolado ou pele seca, por exemplo; O pêlo encaracolado têm uma tendência natural para virar o sentido do crescimento e ficar preso na pele. Homens afro-americanos ou do sul do Mediterrâneo (ou qualquer homem de pele escura) estão mais predispostos a desenvolver pêlos encravados e irritações na pele.


O que causa pêlos encravados?

Existem três principais razões: produtos fracos, técnicas pobres e ferramentas não apropriadas. 


Produtos Fracos

A falta de protecção facial adequada é uma das maiores culpadas por detrás dos pêlos encravados. A maioria dos produtos no mercado não oferece protecção adequada e não amaciam os pêlos suficientemente. Aqueles que tu escolheres  devem providenciar  a camada extra de protecção entre a tua pele e a lâmina de barbear. Como a pele seca também contribui para o problema, fica longe de gel, espuma, aftershaves , e outros produtos para barbear que contenham álcool, perfumes sintéticos e outros agentes (mentol e benzocaina) que ainda vão secar mais a tua pele.

Não uses produtos que ficam frios quando dispersados como gel ou espuma de barbear. Os poros ficam mais apertados  ao reagir com o frio, a barba fica mais rija e os pêlos ficam presos mais facilmente debaixo da pele.


Técnicas Pobres

É muito importante fazer a barba no sentido do crescimento do pêlo! Barbear contra o crescimento do pêlo  pode puxa-lo de volta para o folículo. Só depois de completares o primeiro round (fazer a barba toda no sentido do pêlo) é que deves voltar a colocar o produto pré-barba que escolheste e ai sim podes fazer contra o sentido do grão.
Na segunda passagem, o pêlo é muito mais curto e é muito mais improvável que seja puxado para dentro da pele (atenção que a direcção do grão pode ser diferente no pescoço e na face). Dá sempre passagens leves com a lâmina de barbear!

Demasiada pressão na pele pode exacerbar um pêlo encravado já existente e lesionar e infectar outra vez. Usa um óleo protector pré-barba para dar uma camada de protecção entre a lâmina e a pele para ajudar não só a prevenir os pêlos encravados mas para ajudar também a fazer deslizar melhor a lâmina sobre outras lesões que já tenhas.


Ferramentas Não Apropriadas

Uma lâmina de barbear "gasta", velha e suja é outra das culpadas. Não causa necessariamente um pêlo encravado mas vai agravar qualquer pêlo encravado que possa haver. Uma lâmina utilizada vai exercer mais resistência e fricção na pele do que uma lâmina afiada, cada vez que uma lâmina velha cheia de bactérias passa por cima de um eventual pêlo encravado, pode infectá-lo ainda mais. Um pêlo encravado que tenha sido infectado pode transformar-se numa espécie de quisto que ainda é mais complicado de se tratar, estes quistos inclusive podem deixar cicatrizes depois quando são tratados

Certifica-te portanto que limpas e secas bem a tua lâmina depois de cada utilização. A acumulação de bactérias numa lâmina suja e ferrugenta não é algo que queiras ter próximo da tua cara. Guarda as tuas lâminas num sitio limpo e seco, longe de humidade e de preferência nunca as coloques "à balda" , evita que o aço das lâminas esteja em contacto com alguma superfície. Muda a tua lâmina frequentemente numa base regular e logo após o primeiro sinal de desconforto!

Dependendo da espessura da tua barba, recomendamos que utilizes uma lâmina nova após 3 a 5 utilizações, no máximo. Também recomendamos que uses um pincel de barbear de qualidade. Quando passas com o pincel de barbear na cara ele levanta os pêlos naturalmente e amacia-os ao mesmo tempo. Também ajuda na esfoliação da pele morta, amaciando a pele e torna mais fácil o crescimento do pêlo.

                                                        O Anti-Pincel de Barbear.

Para já ainda nos é possível fornecer este tipo de produto, mas lâminas de barbear TOP a um preço justo que vos permita trocar de lâminas frequentemente sem terem necessidade de as "esticar" durante meses, sem bactérias, sem germes e sem ferrugem, ai sim podemos ajudá-lo. Para além da prevenção de pêlos encravados também a irritação e os cortes são factores que associamos ao uso de lâminas novas e de qualidade. Nos próximos artigos falaremos deles, ate lá....

Boas Barbeadelas

David Madeira   
(Governador)

3 comentários:

  1. Boas David. Mais uma vez os meu parabéns pela fantástica iniciativa. É sempre agradável ter um espaço de informação (e possível debate) sobre esta temática que faz parte do nosso quotidiano e para muitos é uma obrigação.
    Confesso que esta arte era para mim uma obrigação e o facto de me ter de barbear todos os dias só complicava a "coisa". Tudo começa com uma foto do Bruno Vassalo e um comentário teu sobre o projecto "Barbearia do Povo". Começo a "devorar" tudo o que é informação sobre barbear, desde conceitos ao material e hoje já passado um ano chego à conclusão óbvia que "cada caso é um caso" :) . Experimentei pré-barba, várias lâmina e máquinas, pincéis, cremes, água quente vs água fria, AfterShave, Bálsamo, pedra hume....
    Posso dizer que hoje em dia encaro o escanhoado como de um ritual se tratasse, e a única verdade absoluta da minha cartilha é que espuma e gel de barbear estão para o barbear como os esteróides para o pessoal do ginásio.
    Não abdico, do creme de barbear (por um 1,50€ consegue-se um creme nacional de boa performance), de um pincel decente (Semogue, nacional e bastante apreciado fora de portas), de uma Safety Razor (a que pertencia ao meu avô), de um AfterShave cumpridor e por fim água fria durante todo os escanhoado.
    Espero que o teu projecto cresça e que apareçam por aí uns pincéis, uns cremes de barbear e quem sabe umas Safety Razor :).
    Grande Abraço,
    Duarte Bento

    ResponderEliminar
  2. Caro Duarte, fico contente por te teres tornado um entusiasta desta arte! Assim também o espero, está nos meus planos incluir esse tipo de produtos que mencionaste a médio prazo, até lá só me resta dizer-te para continuares a "absorver" as nossas dicas, a ler os nossos artigos e a divertires-te um pouco com as nossos artigos. Se um dia quiseres testar uma das minhas "vaidosas" é só dizeres! Cuidado com as lâminas de dupla face, a técnica errada pode levar a ter que chamar o CSI :) Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. Boas David.
    As "Double Edge" não são assim tão "más" , só exigem mais respeito que uma multi-lâminas :). Posso dizer-te que em 1 ano de utilização de "DE" apenas contabilizo um corte. Se quiseres um feedback sobre cremes (fabricados em Portugal) não hesites, pois já os experimentei todos :).
    Grande Abraço e boas vendas.

    ResponderEliminar