13/07/2015

Fazer a Barba - As lesões (Parte 3)




Finalizei o meu último artigo sobre as lesões nesta arte que é fazer a barba a dizer que ainda existe muita boa gente  que anda para se degolar quando executa esta acção. Ora nem a propósito, recentemente tive a trocar uns emails com um dos nossos seguidores e ele mencionou-me que por vezes acontece ainda ter alguns cortes quando se barbeia.
Refere que nestes últimos anos, tem travado uma autêntica batalha para descobrir os produtos mais adequados para a sua pele sensível e ainda não conseguiu. Como eu o compreendo! Mas essa questão da "busca lendária" dos produtos mais adequados a cada um fica para outro dia, vamos então focar no tema de hoje: os cortes na face.

E quem fica com mais cortes na cara? Porque acontecem?


Porque somos homens desatentos :) . A causa número um para que aconteçam cortes na tua face é a tua falta de atenção. Ficaste acordado até tarde na noite anterior, o telefone não pára de tocar ou então estás atrasado para o trabalho. Ou então estás em casa de um amigo teu e não existe espelho ou luz adequada, mas tu pensas que conheces a tua cara tão bem que achas que nem precisas disso tudo. Mas tu avanças. Quando menos te descuidas a tua lâmina "escorrega",tu perdes a tua concentração, falhas a linha do teu queixo e ZÁS! Já está, um corte.
A adicionar à falta de atenção/concentração, outro dos principais culpados são as lâminas descartáveis que são pouco ou nada flexíveis. Estas lâminas "duras" torna difícil que acompanhes naturalmente e com o mínimo esforço, os contornos do teu rosto e até a pressão certa que deves fazer quando te barbeias. Usa lâminas como as nossas, flexíveis, com cabeça pivotante e um cabo ergonómico e com o peso que consideres adequado para ti. Sou um bocado suspeito, mas ter lâminas novas e frescas como as da Barbearia do Povo é meio caminho andado para minimizares esse risco. 

Como se tratam estes cortes na face?


A primeira coisa que precisas de fazer é estancar o sangue e depois desinfectar o corte.
Talvez a compra de um lápis hemostático (marca portuguesa 444) te possa ajudar, ainda se podem encontrar em muitas antigas drogarias. Basta humedeceres a ponta do lápis, encostares a ponta ao corte durante 5 segundos ou um pouco mais até o sangue parar. Quando o corte estiver fechado aplica um aftershave ou um gel /bálsamo mais natural possível (a desenvolver no futuro) para ajudar a desinfectar e que evite irritar a pele. Certifica-te que aplicas com cuidado em vez de massajares a cara com força, assim corres menos riscos de o corte se abrir outra vez.

A pedra de alumen de potássio (marca portuguesa 444) tem propriedades hemostáticas por deter pequenos sangramentos instantaneamente, enquanto o potássio tem propriedades anti-sépticas e adstrigentes  que ajuda a tonificar e a refrescar a pele, ou seja da mesma forma funciona como um bálsamo. Ideal para as distracções e excelente para a desinfecção da cara após o barbear. Existem também uns truques caseiros para ajudar a estancar o sangue, e não envolvem papel higiénico, mas revelarei numa outra ocasião.

Para minimizar o risco de no futuro voltares a ter cortes na cara, certifica-te que lubrificas bem a tua pele, antes, durante e depois quando te barbeias. Usa um óleo pré-barba que ajudam as tuas lâminas a deslizar na tua face (não é preciso cá "superglides e maxiflex´s" se me estou a fazer entender) e um gel ou creme de barbear "rico". Certifica-te sempre que as tuas lâminas estão limpas e "afiadas". Não é por acaso que obtens o teu melhor barbear com uma lâmina nova! 

Agora já leste a pior parte. Talvez já tenhas derramado muito sangue nesta batalha, mas sobreviveste e é hora de mudar isso. Mais importante, olhaste o inimigo nos olhos e viste a tua vitória. É fácil ganhar esta guerra, é só meteres os " medos" para detrás das costas e dizer adeus aqueles dias penosos de "barbear sangrento".

Se tomares em conta estes últimos 3 artigos vais descobrir que isto afinal até é fácil, é apenas uma questão de teres o material e as técnicas adequadas, de descobrires quais os produtos que melhor se adequam à tua pele, e...concentração. Leva o teu tempo, conhece a tua face, descobre a orientação dos teus pêlos faciais, tens obrigação de a conhecer melhor que ninguém

Se experimentares levar estas dicas em conta podes dizer adeus aos pêlos encravados, ás irritações e queimaduras na pele e aos cortes na cara. É hora de começares de novo.

Boas Barbeadelas

David Madeira
(Governador)




1 comentário:

  1. Grande David, mais uma boa "posta" ;). Achei interessante a referência aos clássicos pedra de alumen e o lápis hemostático. Na ultima visita a Fronteira encontrei estes produtos, o lápis na farmácia e na barbearia do Mestre Jerónimo, sendo que a pedra encontra-se à venda numa loja que abriu recentemente na zona industrial. Os preços estão um pouco inflacionados mas tendo em conta a duração do produto acho que faz todo o sentido a presença de pelo menos um em qualquer estojo de barbear.
    Grande Abraço.
    Duarte Bento

    ResponderEliminar