Olhas à volta e a tua casa de banho está mais sangrenta que uma cena de terror de um dos filmes Saw. A tua cara está cheia de papel higiénico e quando te olhas ao espelho assustas-te com o reflexo de uma múmia!
Existem muitas razões que transformam o ato de barbear numa chatice, um pequeno corte no teu maxilar pode ser tão chato e doloroso como uma irritação provocado por uma lâmina ou teres aquele pêlo encravado que nunca mais sai.
Mas isto não tem que ser assim!
Com um pouco de conhecimento e as "ferramentas" certas, em vez de usares o papel higiénico como torniquete podes finalmente usá-lo apenas para o seu propósito.
Porque acontece? Quando te cortas a fazer a barba, parece que sangras como um porco numa matança, certo? Isso deve-se a duas razões: O numero elevado de vasos sanguíneos à superfície da tua face, e as lâminas aguçadas e afiadas com pouca segurança que tu usas (tipo as descartáveis). Com a combinação desses dois factores tens elevada probabilidade de acabar como este gajo.
Quem sofre mais? Aqui todos somos vulneráveis, mas se estás a usar uma lâmina velha e gasta e a tua técnica de barbear não é a mais apropriada, então estás metido em sarilhos.
Não é visível a olho nu, mas o facto de usares uma lâmina uma vez e deixa-la molhada e exposta ao ar é meio caminho andado para que se desenvolvam bactérias e haja também corrosão no aço, deixando a lâmina danificada. Depois, em vez de a lâmina distribuir a pressão pela tua face uniformemente, age antes como uma faca de serrilha na tua pele.
Apesar de tudo, nem sempre as lâminas são as principais culpadas. Se tu te cortas com uma lâmina nova, geralmente é porque aplicaste demasiada pressão. Lembra-te que estás a arrastar uma lâmina aguçada pela tua face! Não precisas de te armar em bruto quando fazes a barba, sê gentil contigo próprio.
Erradica este problema! Primeiro que tudo, certifica-te que preparas bem a tua pele antes de te barbeares e usa sempre uma lâmina nova de qualidade (www.barbeariadopovo.pt/laminas). Quando estiveres a fazer a barba, não exerças muita pressão sobre a tua pele. Em vez disso, coloca as lâminas paralelas aos contornos do teu rosto e deixa-as fazerem o seu trabalho. Primeiro a favor do grão do pelo e depois faz apenas uma única passagem contra o grão do pelo, isso vai minimizar o teu desconforto e impedir irritações na pele.
Se te cortares, não te preocupes. Nem tudo está perdido! Muita água fria na área do corte primeiro e depois aplica a ferramenta que mais te agrada. Usar papel higiénico é um clássico, mas pode demorar basttante tempo até parar de sangrar e francamente, é ridiculo. Compra um lápis hemóstático ou faz como eu, fala com um barbeiro old-school e pede-lhe uma pedra de alúmen. Ambos tem "ingredientes" que apertam a tua pele e teus vasos sanguíneos, impedindo que te esvaias em sangue.
Sem comentários:
Enviar um comentário