Ao longo da história da humanidade, a temática dos pêlos faciais esteve sempre carregada de elevado significado cultural para os homens. O ato de fazer a barba fez parte de muitos rituais de passagem em muitas culturas e foi por vezes associado a rituais religiosos e até ao estatuto e ao poder.
E não é de agora! Este ritual é hoje para muitos homens apenas mais uma rotina que se faz no dia a dia, mas não vamos esquecer e apagar o passado. Aquilo que hoje temos ao alcance de um clique (www.barbeariadopovo.pt), à séculos atrás era impossível. A barba e o barbear sempre foram tema de discussão e ao longo da história geraram algumas curiosidades como as que apresento de seguida:
1- Os antigos Aztecas faziam as suas lâminas de vidro vulcânico
Ok, esta ultima parte não é verdade, mas acredita-se que os aztecas faziam lâminas de barbear, espadas, pontas de setas e outros essenciais a partir do vidro vulcânico resultante do arrefecimento da lava.
2- Um politico prometeu nunca mais fazer a barba se Abraham Lincoln fosse eleito
Valentine Tapley morreu em 1910 com uma barba que media quase 4 metros depois de ter feito tal promessa.
3- A principal razão pela qual Fidel Castro deixou crescer a barba foi porque ficou sem lâminas de barbear
Os anos 50 foram tempos difíceis em Cuba. O país era governado por um punho de ferro e a situação politica exigiu uma revolução liderada por Fidel Castro e Che Guevara. Depois dos E.U.A imporem um embargo ao comércio com Cuba, Fidel deixou de poder comprar lâminas de barbear.
4- O czar Pedro, O Grande, da Rússia cobrava um imposto sobre as barbas
Em 1698 o Imperador instituiu um imposto sobre barbas que era cobrado ás portas da cidade. Aqueles que resistissem e não quisessem pagar eram barbeados em público.Os homens nobres que quisessem manter as suas barbas tinham que pagar por um medalhão que era essencialmente uma licença para usar barba, 100 rublos por ano, que convertidos nos dias de hoje seriam 2 euros. No medalhão estavam inscritas as palavras: " A barba é um fardo inútil".
5 - As maiores barbas do mundo
A barba com maior comprimento do mundo pertence a Shamsher Singh da India. Em 1997 ela tinha cerca de 1,8 m. A feminina mais longa tinha 30 cm no ano 2000. Qual delas a mais assustadora?
6 - "Ligações Perigosas"
Os homens turcos estão a sentir-se pressionados a fazerem as suas barbas para evitarem serem associados ao Estado Islâmico (ISIS).
7 - Pogonofobia
Pogonofobia é o termo legítimo para designar o medo persistente de barbas, os sintomas são similares a ataques de pânico.
Sem comentários:
Enviar um comentário