29/07/2016

"Coisas" que se usavam antes de haver Lâminas de Barbear modernas



Retirar pelos indesejados e a evolução do design das ferramentas que usamos para os tirar, têem andado de "mãos dadas"ao longo de toda a história. 
Hoje em dia temos acesso a todo o tipo de material, mas nos tempos antigos, retirar aqueles pelos extra era uma tarefa difícil e ao que parece...dolorosa. 


CONCHAS    



Acredita-se que os nossos ancestrais à cerca de 100.000 anos atrás, conseguiram arranjar maneiras diferentes de retirarem os seus pelos.
Pinturas nas cavernas sugerem que os primeiros humanos seguravam duas conchas uma contra a outra (tipo castanholas) e usavam-nas como pinças. Auch, até a mim me doeu! Provavelmente não era a melhor ideia mas era prático e sempre era melhor do que estar cheio de calor e de piolhos. 


PEDRA SÍLEX



O sílex é uma rocha sedimentar silicatada muito dura que à 30.000 anos A.C era usada pelos nossos ancestrais para se barbearem. Tinham diferentes usos e aplicações e foi muito utilizada pelo homem durante os períodos do Paleolítico, Mesolítico/Epipaliolítico e Neolítico para confecção de armas (por exemplo em pontas de seta) e utensílios de corte, devido a sua grande dureza e a seu corte incisivo, devido às arestas afiadas que são produzidas quando fracturada. Acrescentem um pouco de tinta pré-histórica na ponta e temos as primeiras tatuagens.


DENTES DE TUBARÃO



Pinturas rupestres descobertas em inúmeras cavernas demonstram como os nossos ancestrais usavam dentes de tubarão para retirarem os pelos. Provavelmente isto seria extremamente doloroso, mas de facto não deixa de representar uma solução muito criativa. 


.

PEDRA VULCÂNICA




Se por acaso viveres rodeado por algum vulcão, ficas a saber que que podes fazer a barba com uma pedra vulcânica! A pedra obsidiana é uma espécie de vidro vulcânico formado naturalmente e uma das matérias mais duras do mundo, foi usada por quase todos, desde os Bretões até aos Astecas (https://pt.wikipedia.org/wiki/Astecas).


CREME DEPILATÓRIO



Fazer a depilação começou a ser comum para ambos os sexos em cerca de 3000 A.C com o primeiro creme depilatório para mulheres. Arsénico, cal e amido, eram combinados e aplicados nas zonas peludas, os pelos eram dissolvidos e assim conseguiam ter uma pele suave, limpa e livre de pelos.Os pioneiros nesta matéria foram os egípcios.   


PEDRA POMES 




Na mesma altura que os primeiros cremes depilatórios começaram a ser usados pelas mulheres egípcias, os homens egípcios começaram a usar nos seus corpos pedra pomes. Historiadores gregos notaram que os egípcios eram obcecados pela higiene pessoal, eles depilavam o seu corpo inteiro não só pela estética mas também para combater o brutal calor da região. Ao certa altura, foi considerado indecoroso andar careca em público, os homens da alta sociedade foram obrigados a usar perucas feitas de cabelo humano ou de animais.       



FOGO



Para algumas mulheres gregas ancestrais, atingir uma depilação perfeita envolvia usar fogo nas suas pernas e nas áreas privadas! Usar pinças ancestrais era doloroso e na maior parte das vezes resultava em  foliculite, para evitar isso, as mulheres resolveram usar chamas, cinza quente e lamparinas próximas da pele. 




LÂMINAS DE BRONZE



Foram encontradas lâminas de bronze nos túmulos de egípcios de classe alta e hoje acredita-se que foi um dos primeiros instrumentos a ser trabalhado em metal.  



LÂMINA ROTATIVA



Os egipcíos mais abastados usavam lâminas especiais para se barbearem, mais polidas e arredondas e com uma pega em metal que facilitava o manuseio.  



LÂMINA ROMANA "NOVACILA"




Os homens romanos iam ao barbeiro pelas mesmas razões que os homens de hoje, cuidados pessoais e conversa fiada. Os barbeiros usavam uma lâmina de ferro a que chamavam novacila e que mais parece uma soqueira. Infelizmente, a ferramenta que usavam tinha tendência a fazerem cortes feios e por vezes causavam tétano!




NAVALHA "SHEFFIELD"



A tecnologia dos sistemas de barbear não evoluiu muito durante séculos. Foi então que uns trabalhadores de uma cutelaria em Sheffield inventaram em 1740 a conhecida navalha. A lâmina foi feita em aço, algo nunca feito, e podia ser afiada e limpa muito mais facilmente que as de ferro. 




NAVALHA COM SEGURANÇA EM MADEIRA




No final do século dezoito, o cutileiro e inventor francês  Jean-Jaqcques Perret desenvolveu a primeira navalha com segurança simplesmente ao colocar um pedaço de madeira esculpido à volta da lâmina. Perret não patenteou o invento e os subsequentes inventores melhoraram o instrumento.   




SISTEMA EM FORMA DE T (HENSON)



O ano de 1840 viu a lâmina moderna dar outro passo arrojado com a invenção do sistema de barbear em forma de T pelo inglês William Henson. Patenteado em 1847, este sistema com a lâmina  horizontal no topo, não ganhou muitos fãs no inicio. 



SISTEMA CLÁSSICO




Em 1880, os irmãos alemães Kampfe descobriram uma mina de ouro ao desenvolver este sistema de barbear. Combinava a rotação da navalha Sheffield,a forma em T de Henson e a segurança como Perret tinha desenvolvido. Com uma diferença: esta era de ferro e não de madeira!



SISTEMA DUPLA FACE



Mesmo com todas as inovações tecnológicas, ainda existia um problema com os sistemas que mencionei anteriormente. Os homens tinham constantemente de afiar em as suas lâminas. Mas por pouco tempo, o americano vendedor King Camp Gillette estava prestes a ganhar fama e fortuna com a sua invenção. 

Ele pegou na forma do sistema T de Henson e na ideia baseada no sistema dos irmãos Kampfe e deu-lhe um toque pessoal ao tornar a lâmina removível. Em vez de afiarem lâminas velhas, trocavam por uma nova quando fosse preciso. As lâminas finas, afiadas e amovíveis foram um sucesso instantâneo quando começaram a ser vendidas em 1901. Em menos de dois anos estavam a vender cerca 250.000 unidades por ano!    



Nos dias de hoje, as grandes marcas são  reconhecidas pelas suas lâminas de qualidade e pelas suas estratégias de mercado. Vendem o cabo relativamente barato e depois cobram demasiado pelas lâminas! Nunca foi tão fácil nos dias de hoje fazer a barba com um sistema de barbear em segurança , com qualidade e elevada performance! A Barbearia do Povo veio fazer uma disrupção no mercado ao disponibilizar sistemas seguros, de confiança e a preços justos!! Realmente os tempos modernos vieram ajudar muito a nossa vida. Hoje em dia já não precisa de usar uma "coisa", é só ir a www.barbeariadopovo.pt e já está :)




Sem comentários:

Enviar um comentário