24/02/2015

Je suis Barbeiro.







Esta semana fomos todos confrontados com uma noticia que apenas surpreendeu os mais desatentos. A invasão de uma Barbearia lisboeta devido a um protesto feminista!

Um grupo de 15 pessoas com máscaras e capuzes irromperam pela baixa lisboeta e invadiram um estabelecimento a ladrar e a uivar! (https://www.youtube.com/watch?v=-cSk18opu1M#t=25

Calma, não se preocupem a Barbearia do Povo está bem, mesmo que quisessem cá vir o porteiro António, mais conhecido pela "Besta" assegurava as condições de segurança, não estou muito preocupado.
 A Barbearia de que falo foi a  Figaro´s Barbershop Lisboa, é uma barbearia vintage exclusiva apenas para homens.  São especializados em cortes de cabelo clássicos principalmente das décadas de 20 a 50 e até fazem a barba à moda antiga, com toalha quentinha e tudo a que um homem tem direito, portanto.

A politica deles é simples: Homens e cães entram, mulheres não.

Este é o cartaz que podemos encontrar à porta da Barbearia.

 Polémico? Controverso? Uma afronta?

Depende do ponto de vista!
No meu caso pessoal não o considero e até gostava de deixar uma mensagem a  esse pequeno grupo de 15 pessoas. Eu sei que os tempos estão difíceis, por vezes as dificuldades podem vir a toldar os pensamentos e a distorcer realidades.

Calma, não estou a falar da Teoria de Tudo, filme inspirado na vida do físico teórico Stephen Hawking, onde a temática do Tempo inspirou a sua tese de doutoramento quando ainda era estudante em Cambridge. Esta minha teoria é muito mais simples e não envolve nem cosmologia nem física. Basicamente estas pessoas andam a fazer perder TEMPO  ás outras pessoas e o meu também já que estou a escrever sobre elas há 10 minutos. Irónico não é?

Agora a sério, a Figaro´s parece que é um clube privado. Segundo Fabio Marques barbeiro e fundador da casa, eles prestam serviços exclusivos para homens, refere que de homens percebem eles, que gostam de os meter à vontade e de ter uma privacidade masculina com o cliente enquanto executam estes serviços. Não o condeno, todos nós sabemos o quanto uma presença feminina pode mudar o ambiente. Os homens ficam mais desconfortáveis para falar de certos temas e gera-se um "clima de competição" segundo palavras do mesmo. 

Tal como O Purista Barbière tem um outro conceito onde podes ir cortar o cabelo e degustar uma cerveja artesanal ao mesmo tempo, ou até jogar uma partida de snooker enquanto esperas pela tua vez. Porreiro não é?

A esta hora os leitores devem estar a pensar, "Epa este gajo deve ser doido, então anda-me aqui a fazer publicidade aos outros e a armar-se em defensor e vigilante das barbearias?"

Não nada disso. Tal como a Barbearia do Povo lançou o seu conceito, cada "casa" procura instituir o seu. O nosso conceito é diferente, não fazemos a barba à antiga  não é o nosso estilo, se bem que aconselhamos a todos a fazê-lo  pelo menos uma vez na vida, é sem dúvida uma experiência diferente para qualquer homem.  

Se as senhoras não podem entrar naquele caso em particular, porque não vão dar uma volta pelo Chiado ou pelo Bairro Alto, ver umas montras e comer um scone enquanto o mais que tudo  trata da sua higiene masculina ? É preciso andar sempre em modo lapa? Por acaso até saiu uma noticia esta semana que dizia que os dentes das lapas são o material natural mais forte da natureza mas acho aqui neste caso a natureza é outra. 

Existem centenas para não dizer milhares de estabelecimentos especializados em Lisboa em beleza feminina e nós não vamos lá meter o nariz, ou vamos? 

Pelo sim pelo não, se queres fazer a barba mas não queres que uma "matilha" entre de rompante e interrompa o teu "momento divino", não arrisques e descobre o conceito da Barbearia do Povo em www.barbeariadopovo.pt.
  
Apetece-me terminar a dizer: "Conceitos há muitos seus palermas", mas acho que ia ficar estranho.



David Madeira






1 comentário:

  1. Mas tornar algo ilegal no seu conceito é só isso mesmo... ilegal.
    https://secure.avaaz.org/en/petition/European_Committee_on_Womens_Rights_and_Gender_Equality_Raise_awareness_to_close_down_Figaros_barbershop

    ResponderEliminar