Podes perguntar a ti próprio, mas o que é um Lumbersexual? Ou, eu quero mesmo saber o que é um Lumbersexual?
Durante algum tempo, acompanhei o efeito bola de neve na "ascensão" desta nova espécie e o impacto que foi gerando principalmente nas noticias e na blogosfera internacional.
Após algumas semanas de pesquisa, posso oficialmente proclamar que a moda do "Lumbersexual" é maior do que qualquer um de nós imaginava!
Aparentemente é alguém que veste camisas de flanela ao xadrez, usa botas, calças apertadas, que tem uma barba grande e que parece muito macho e durão. Pois, acho que é isso...
Ao que parece o chamado "Metrosexual" é considerada uma espécie em vias de extinção, estando lentamente a ser substituído por homens mais preocupados em "armarem-se" em homens rudes do campo (embora vivam em ambiente urbano), do que cultivar os seus hábitos diários.
O auto proclamado "Lumbersexual" parece que acabou de sair da floresta onde esteve todo o dia a cortar troncos (o que até me parece uma tendência algo anti-ecológica) mas na realidade trabalha numa empresa de informática de nerds, grita quando se corta com um papel, gosta de cozinhar comida gourmet e vê o MasterChef á noite. Na sua mochila geralmente anda um MacBook Air, mas parece que anda com uma machado de lenhador!
Proposta da BdP para tornar a coisa mais credível
Podemos então concluir que um "Lumbersexual" é essencialmente uma espécie de pêndulo fashion que balança entre o "Metrosexual" efeminado e a hiper masculinidade de um homem rude do campo, faz sentido certo?
Tive oportunidade de ler dezenas de artigos sobre esta temática e dá sem dúvida pano para mangas. Inclusive já se levantaram algumas vozes afirmando que o "Mundo Heterossexual" voltou a roubar o "Mundo Gay" ao adoptar a moda gay "bear" ou gay "cub", já estes por sua vez tinham "roubado" o look aos lenhadores e trabalhadores rurais. Ou seja era apenas uma questão de tempo até dar a volta, afinal de contas as modas e tendências são isso mesmo, cíclicas.
A esta hora já deve estar a perguntar, então mas afinal quais são as reais diferenças entre um Lenhador e um "Lumbersexual"? Pois, não queremos que você se confunda então vou dar-lhe algumas dicas para fazer a distinção correcta:
1 - Um Lenhador trabalha REALMENTE mesmo com madeira;
2 - Um Lenhador cheira a carvalho, pinheiro ou mesmo a óleo da moto-serra, não a um perfume da Denim;
3 - Um Lenhador tem uma abordagem relaxada em relação à sua aparência e não tem hora para ir ao barbeiro. Por vezes até corta o seu próprio cabelo só para lhe sair da frente dos olhos;
4 - O Lenhador também apara a barba mas não é picuinhas com isso ao ponto de não poder ficar um pêlo fora do sitio;
5 - Um Lenhador usa calças de ganga normais não anda com os t$#%tes apertados;
6 - O Lenhador também usa camisas de flanela ao xadrez, mas com nódoas e buracos autênticos;
Fixaste a diferença? Agora já sabes, se tens entre 18 e 30 anos e queres atingir o expoente máximo da tua masculinidade tens mesmo de meter as mãos na massa, arranjar uns calos e acima de tudo não cheirar a flores e andar com um MAC ás costas.
Este lenhador dá-lhe bem. |
Quanto a mim, a espécie "Lumbersexual" não passa de uma paródia sobre a masculinidade, é a ultima tentativa de teatralização do derradeiro e verdadeiro macho, décadas depois de a comunidade gay lá ter chegado primeiro. Ironicamente eles fizeram-no para se esconderem algumas décadas atrás quando os tempos eram difíceis para eles. A discussão sobre o estado da masculidade mundial ao que parece continua acesa.
No meu caso pessoal até tenho uma ou duas camisas ao xadrez, por acaso tenho umas botas também e até um machado ou dois lá no monte no Alentejo, mas não gosto de andar com a barba grande nem a fingir que sou mau e acho que não sou menos homem por isso. Se optares por brincar aos "Lumbersexuais" a escolha é tua, nós aqui na Barbearia do Povo não queremos ser acusados de cooperar com essas tendências, por isso tens sempre a opção de subscrever as nossas lâminas.
Só para o caso de não queres fazer figuras...
David Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário