Não era bom se simplesmente houvesse um sim ou não para todas as questões relacionadas com a estética?
De certo modo é como as revistas e os sites especialistas na cultura pop apresentam as coisas no que toca ao ponto de como um homem deve ou não aparentar ou parecer.
Existem definitivamente algumas regras tipo black & white, mas a maior parte dos homens necessitam de descobrir o que funciona melhor para cada um deles. O homem precisa de se expressar através das escolhas que faz para o seu estilo e um dos assuntos mais complexos e fascinantes que estão na ribalta, são os pêlos faciais.
´
O facto de termos pêlos faciais não é algo que possamos classificar com o básico bom/mau ou certo/errado, tudo vai depender de cada individuo.
Esqueça quando lhe dizem que as barbas são 100% garantidas para que tu sejas considerado um macho-alfa onde todas as mulheres caiem aos teus pés. Esqueçe também quem diz que com barba não se arranja emprego ou que é impossível de ficar bem com um bom fato. Não é assim tão simples.
Com um pouco de pesquisa podes descobrir o estilo e o comprimento dos teus pêlos faciais, de maneira a que te sintas bem, e que seja certo para a tua carreira e os teus objectivos.
A Percepção Social dos Pêlos Faciais
Estudos científicos podem dizer-nos o que as outras pessoas pensam quando olham para a tua barba, o que pode dar uma boa ideia se usar uma barba é a escolha certa para a tua vida.
Quando tens uma uma barba que se distingue bem, estes são os principais traços que as pessoas tendem a associar:
- Agressivo e dominador;
- Maduro;
Já um homem bem barbeado, por outro lado, é associado a traços como:
- Sociável;
- Limpo e Saudável;
Agressividade e os pêlos faciais
Uma barba é um sinal de actividade da testosterona, e o cérebro humano reconhece isso como potencial de agressividade. Como resultado, os homens com barba são frequentemente vistos como mais zangados, agressivos ou dominantes, mesmo que a sua personalidade não tenha nenhuma dessas características.
Num estudo, fotografias de homens com barba e homens sem barba a fazer a mesma expressão facial (cerrar os dentes) foram comparadas. Os homens com pêlos faciais foram classificados como mais agressivos e intimidadores, mesmo com todos os outros factores a serem idênticos.
Vamos lá ver, ter barba não é inerente a ter uma coisa má, mas tens de ter presente na tua cabeça esse estudo se decidires usa-la.Por exemplo, nunca é uma boa ideia ser aquele gajo que está numa manifestação de protesto cara a cara com a policia de choque, com uma grande barba, desconfio que não iria correr bem...
Maturidade e os pêlos faciais
A "habilidade" de deixar crescer a barba é sinal de maturidade física nos homens e é naturalmente associada à idade e à masculinidade. Um outro estudo realizado no Reino Unido descobriu que as barbas são associadas com maturidade, poder e um estatuto social mais elevado.
Homens com barba, previsivelmente, são conotados como sendo mais "machos" do que homens sem barba. Nesse estudo, foram mostradas fotografias de um homem em que a sua barba se apresentava em diversos estados de crescimento. Quanto maior eram os pêlos faciais nas fotografias, mais esse homem era classificado como sendo mais masculino.
Sociabilidade e os pêlos faciais
Qual das 2 versões do grande Tom Hanks achas que tem um aspecto mais sociável?
Enquanto as barbas são associadas a dominância, poder e maturidade, na outra face da moeda temos o facto de que os que optam por essa imagem serem considerados como 38 % menos generosos, 36 % menos carinhosos e 51 % menos animados ou divertidos do que aquele que opta por um look sem barba.
Pelas mesmas razões de que uma barba é vista como sinal de agressividade, não usar barba é interpretado como um sinal de estar bem integrado e socializado com os outros.
Estudos revelaram que os homens sem barba são mais bem classificados no que toca a "social skills", mais uma vez apenas baseado em fotografias, nem sequer houve uma verdadeira interacção entre os participantes.
A Limpeza e os pêlos faciais
O facto de te barbeares dá-te uns créditos extra no que diz respeito à limpeza e a uma boa higiene pessoal, mas as barbas não tem de ser necessariamente conotadas como sendo sinal de seres um gajo desleixado ou pouco higiénico.
Em outro estudo realizado em 2013, curiosamente, foi a chamada barba de 3 dias que levou os maiores abalos no que toca à percepção de limpeza e do aspecto mais saudável.
No que tocou à melhor percepção de higiene e limpeza, o homem barbeado levou a melhor seguido do homem com uma barba grande mas bem cuidada.
Quer dizer que as Barbas fazem com que aparentemos que nós é que mandamos nisto tudo, é isso?
Claro que não.
Ser sempre interpretado como um homem "macho" e dominante nem sempre é útil, podia vos dar inúmeros exemplos. Similarmente, homens mais velhos que já apresentam sinais da idade (rugas, cabelo grisalho, etc) não necessitam de uma barba para enfatizar ainda mais a sua maturidade.
Eles podem apresentar um aspecto barbeado que realce a sua percepção de limpeza e aspecto saudável e deixar o que o resto da sua aparência e do seu comportamento demonstrem a sua maturidade.
As Barbas e o Sex Appeal
Guardei o melhor para o fim porque eu sei que isto é realmente aquilo que queres saber: uma barba vai ajudar-me com as miúdas?
Desculpem rapazes, não existe uma resposta definitiva. Sabes que podes perguntar a mulheres diferentes acerca da tua barba e ter diferentes respostas?Experimenta só!
O mesmo se aplica à sociedade em geral, simplesmente umas pessoas gostam mais de barbas do que outras.
Se fores um herói de chicote como o Indiana Jones provavelmente terás a tua vida facilitada, mas não és pois não? Sinceramente também não queremos saber se usas outro tipo de chicote na tua vida privada.
Para concluir, não te consigo dizer se os pêlos faciais te vão ajudar na tua busca pelo amor, acho que vai depender do tipo de companheira e da relação que tu procuras.
Se queres assentar e ter filhos e procuras alguém que queira o mesmo, uma boa barba pode funcionar. Se procuras flirtar e ter um pouco de diversão, uma barba de 3 dias bem espessa e simétrica pode funcionar melhor.
Uma investigação interessante mostrou que quando estão comprometidos, os homens tem tendência para deixar crescer barbas enquanto num mercado mais competitivo (quando andas solteirinho) a tendência é para te barbeares na esperança de transmitir mais confiança e de ter uma melhor recepção das mulheres.
Atenção que existem excepções, isto são tendências sociais e não regras fixas. No fundo a vida é assim mesmo, é preciso experimentar, testar e muita paciência no que toca á decisão sobre o teu melhor look.
Se achas que não tens paciência para os pêlos faciais e queres fazer a barba e optar por um aspecto saudável e limpo, já sabes www.barbeariadopovo.pt, essa é provavelmente a tua melhor versão de ti mesmo!
Boas Barbeadelas
David Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário